terça-feira, setembro 19, 2006

6 Etiquetas - Símbolos de Jogos e Brincadeiras

Por Chico Queiroz

Fui convidado por André Carita and Pedro Silva para jogar 6 Etiquetas, um jogo viral que acontece entre na blogosfera. O jogo consiste na elaboração de uma lista de seis elementos inter-relacionados (o tema é escolhido pelo autor). Feita a lista, você só precisa designar seis novos participantes para continuar o jogo - aliás, esta pode ser a parte mais difícil.

Aqui está minha participação:

Etiquetas: Símbolos de Jogos e Brincadeiras (ordenados ao acaso)

#1 - Dados: De forma geral, dados representam Alea, jogos de azar. Além disto, me fazem lembrar jogos de tabuleiro e RPGs. A ilustração mostra um dado de seis faces tradicional, ainda que eles possam vir em vários formatos.

#2 - O Cavalo: Minha peça de xadrez favorita representa aqui Agon, jogos de competição e estratégia. Por que é esta minha peça favorita? Por sua movimentação, que facilita a captura da Rainha ou a ameaça simultânea ao Rei e uma Torre (é evidente, por minhas táticas, que não sou um jogador muito bom).

#3 - Espadas (o naipe): Jogos de carta - e há vários deles - sugerem um equilíbrio entre sorte e estratégia. Além disto, cartas (tradicionais ou não) são um material interessante para se jogar e trabalhar. Indeciso entre Paus e Espadas, escolhi o segundo por seu efeito dramático.

#4 - Tetris (peça em formato de L): Único video game na lista, Tetris é uma de suas representações mais poderosas.É rápido, abstrato, natural a seu meio e, por isso, capaz de representá-lo. Alé, disto, é muito bem-sucedido e fácil de ser reconhecido. Por que esta peça em particular? Provavelmente por lembrar o movimento do Cavalo.

#5 - Lego (peça): Representando jogos livre e criativos, a peça de lego simboliza Paidia, oposta (ou complementar) às formas lúdicas baseadas em regras e voltadas para objetivos anteriormente descritas.

#6 - Tabuleiro de Go: Por suas regras simples e jogabilidade complexa capaz de levar a uma infinidade de resultados, Go é considerado por muitos (inclusive Will Wright) o jogo mais interessante de todos os tempos. Seu tabuleiro é bastante simples, e perfeito para ilustrar as inúmeras possibilidades que podem surgir a partir das regras de um jogo.




6 convidados - provavelmente os únicos a quem posso pedir isto.

GameReporter, King Lud IC, Only a Game,Mushroom Corporation, Man Bytes Blog e Casual Game Design.



Ilustraçõs:
Dados: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/6/6a/Dice.jpg/150px-Dice.jpg
Cavalo: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Chess_ndl44.png
Espadas: http://www.urc.ac.ru/cgi/gb/ico/spades.gif
Tetris: http://www.ping.be/~tlammens/tetris/geschiedenis.html
Lego: http://media.peeron.com/ldraw/images/2/3004.png
Go: http://people.albion.edu/gad10/GO%20board.GIF

6 comentários:

André Carita disse...

Excelente a forma como apresentaste uma inocente brincadeira com alguma seriedade, enaltecendo conceitos base da definição do próprio "jogo".
Gostei! :)

Um abraço!
André Carita
http://pensarvideojogos.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns pela original etiqueta.

Pedro Silva
http://ludologia.blogs.ca.ua.pt

Chico Queiroz disse...

Olá André!

Pois é, achei a brincadeira bem apropriada para falar sobre jogos... afinal, é disto que tratamos aqui, não? :)

Obrigado pelo convite!

Abraços,
Chico

Chico Queiroz disse...

Olá Pedro, obrigado por também me convidar.

Gostei muito das de vocês também - ótimos usos de gráficos e video!

Anônimo disse...

Excelente resolução a partir da classificação de Roger Callois, quanto a mim uma das melhores e mais úteis mesmo no caso dos jogos electrónicos. Parabéns! E as imagens estão deliciosas.

xxx mouse

Chico Queiroz disse...

Obrigado pelos elogios! Realmente, gosto bastante das definições criadas por Callois, ainda que alguns sugiram que elas possam ser um pouco inadequadas de vez em quando (o que pode ser verdade)...